sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cuidar do corpo e Do Espírito.

     A perfeição moral consiste na maceração do corpo?Para resolver esta questão,eu me apóio sobre os princípios elementares,e começo por demonstrar a necessidade de cuidar do corpo que,segundo as alternativas da saúde e da doença,influi de maneira muito importante sobre a alma,que é preciso considerar como cativa na carne.Para que essa prisioneira viva,se divirta e conceba mesmo as ilusões da liberdade,o corpo deve estar são,disposto,vigoroso. sigamos a comparação: Ei-los ,pois,em perfeito estado,ambos;que devem fazer para manter o equilibrio entre as suas aptidões e suas necessidades tão diferentes?
    Aqui dois sistemas se defrontam: o dos ascetas,que querem abater o corpo,e o dos materialistas,que querem rebaixar a alma;duas violências,que são quase tão insensatas uma quanto a outra.Ao lado desses grandes partidos,formiga a numerosa tribo dos indiferentes que,sem convicção e sem paixão,amam tibiamente e gozam com economia.
Onde,pois,está a sabedoria?Onde,pois,está a ciência de viver? Em nenhuma parte;e esse grande problema permaneceria inteiramente por resolver,se o Espiritismo não viesse em ajuda aos pesquisadores em lhes demonstrando as relações que existem entre o corpo e a alma,e em dizendo que,uma vez que são necessários um ao outro,é preciso cuidar de ambos. Amai,pois,vossa alma,mas cuidai também do corpo,instrumento da alma;desconhecer as necessidades que são indicadas pela própria Natureza,é desconhecer a lei de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre-arbítrio fê-lo cometer,e das quais ele é tão irresponsável como o é o cavalo mal dirigido,pelos acidentes que causa.
Sereis,pois,mais perfeitos se,martirizando o corpo,com isso não ficais menos egoístas,menos orgulhosos e pouco caridosos para com o vosso próximo? Não,a perfeição não está nisso;ela está inteiramente nas reformas que fareis vosso Espírito suportar;dobrai-o,submetei-o,humilhai-o,mortificai-o;é o meio de torná-lo dócil,à vontade de Deus,e o único que conduz à perfeição.(Georges,espírito Protetor,Paris,1863)
(Texto extraido do Evangelho Segundo Espíritismo /Capitulo XVII item 11).