segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O HOMEM DE BEM (Texto extraido do Evangelho Seg.Espiritismo)

      O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça,de amor e de caridade em sua maior pureza. Se interroga a consciência sobre seus próprios actos,pergunta a sí mesmo se não violou essa lei: se não fez mal e se fez todo bem que podia: se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil: se ninguém tem o que reclamar dele : enfim,se fez a outrem tudo o que quereria que se fizesse para ele.
Tem fé em Deus,em sua bondade,em sua justiça e em sua sabedoria:sabe que nada ocorre sem sua permissão e se submete,em todas as coisas,à sua vontade.
Tem fé no futuro: por isso,coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
sabe que todas as vicissitudes da vida,todas as dores,todas as decepções,são provas ou expiações,e as aceita sem murmurar.
O homem de bem,possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo,faz o bem pelo bem,sem esperança de recompensa,retribui o mal com o bem,toma a defesa do fraco contra o forte,e sacrifica sempre seu interesse à justiça.
E encontra satisfação nos benefícios que derrama,nos serviços que presta,nos felizes que faz,nas lágrimas que seca,nas consolações que dá aos aflitos.Seu primeiro movimento é de pensar nos outros antes de pensar em si,de procurar o interesse dos outros antes do se próprio. O egoísta ,ao contrário,calcula os lucros e as perdas de toda ação generosa . . .  ( Segue no capitulo XVII do Evangelho Segundo o Espiritismo)