domingo, 8 de novembro de 2009

1)Obsessão...

Existe obsessão sempre que um mau Espírito se insinua de forma continuada sobre um encarnado,constrangendo-o a captar-lhe inexorável o pensamento negativo (Obsessão simples),deteriorando-lhe a capacidade discernitiva(fascinação)ou tomando-lhe o controle corporal e/ou psíquico (subjugação).
A obsessão é uma relação mórbida de encarnado e desencarnado,bastante frequente em nosso mundo,constituindo-se verdadeira pandemia.
A partir dessa interação,aparecem as figuras do obsessor(o que persegue)e do obsidiado (o que é perseguido).
Pelo fato de encontrar-se invisível,é comum que o Espírito(desencarnado)seja o perseguidor.Entretanto,há múltipla possibilidade relacional,seja invertendo essas posições,seja em relação de reciprocidade,em que ambos agem ora como obsessor,ora como obsidiado.
Além disso,embora seja costume ter pelo obsidiado grande piedade,ele nunca é completamente vítima,pois carrega consigo os elementos conducentes à eclosão do processo obsessivo. em outras palavras: Ninguém nessa relação se encontra inteiramente inocente,sendo ambos responsáveis pelo quadro doloroso de ódio,de humilhação e de exploração.
A esse respeito,atentemos para as palavras sábias do Espírito Manoel Philomeno de Miranda,através do médium Divaldo Pereira Franco: " Em toda obsessão,mesmo nos casos mais simples,o encarnado conduz em si mesmo os fatores predisponentes e preponderantes-os débitos morais a resgatar-que facultam a alienação."
(Segue abaixo:)

2)Desobsessão...

Etimologicamente,o vocábulo desobsessão significa o ato de desfazer-se a constrição do obsessor sobre o obsidiado.Podemos ainda conceituar como sendo o processo de regeneração do indivíduo,auxiliando-o a desfazer-se dos vínculos do passado sombrio e a vencer a si mesmo. Consiste de uma terapêutica espiritual complexa,pois tem suas repercussões para além da matéria grosseira,haja visto objetivar o restabelecimento da saúde tanto do obsidiado quanto do obsessor,ambos indiscutivelmente enfermados em seus sentimentos e em seus padrões ético-espirituais.
conquanto possam outras condutas mostrarem resultados positivos,é fato que somente com a Doutrina Espírita a terapêutica foge ao empirismo,pelo conhecimento das bases do problema e da ação direta tanto sobre encarnado como sobre desencarnado,levando-os à reflexão e estimulando-os à transformação íntima,sob a luz dos ensinamentos evangélicos,facilitandos pela lente espírita.
                                                              (Francisco Cajazeiras/ Do livro Curso sobre Mediunidade)

Pergunta; Deve- se mantêr um obsidiado na reunião de Desobsessão?

"Esclarece o médium Divaldo Pereira Franco;
                                                                    O ideal será que ele não participe dos trabalhos ,mediúnicos.Se estiver no estado em que  as idéias sadias e as perturbadoras,o trabalho mediúnico pode ser-lhe seriamente pernicioso.Porque,se o obsessor incorporar,poderá ameaça-lo diretamente,criando nele condicionamento,que depois vai explorar de Espírito a Espírito.Como a necessidade não é do corpo físico do enfermo,ele pode estar em qualquer lugar e os Mentores trarão as entidades perturbadoras."

"O Bom Livro"

..". o bom livro,portanto,é aquele que resiste a ser conquistado,que exige reflexão,que nos leva a outras leituras e nos convida a ir aos dicionários e enciclopédias de modo que o leitor,sem perceber,sai da leitura mais rico do que quando começou. O livro de consumo,ao contrário,é um livro fácil de ser lido,que agente até pode ler com gosto,mas que não exige nada da nossa parte ou seja,foi apenas uma troca de idéias...          
                                                        (José Carlos Leal)

"Fácil E Difícil "

Fácil amontoar.Difícil distribuir.
Fácil falar. Difícil fazer.
Fácil arrasar.Difícil construir.
Fácil reprovar.Difícil compreender.
Fácil acomodar.Difícil realizar.
Fácil ganhar.Difícil ceder.
Fácil crer. Difícil discernir.
Fácil ensinar.Difícil exemplificar.
Fácil sofrer.Difícil aproveitar.

Qualquer pessoa,de qualquer condição,pode fazer o que é fácil;entretanto,efetuar o que é difícil pede noção de responsabilidade e burilamento íntimo.É por esse motivo que o Espiritismo,sendo em si mesmo a doutrina da fé raciocinada,para que se cumpra o imperativo evangélico do "a cada um segundo as suas obras",reclama o combustível do serviço individual,para que brilhe,em cada um de nós,o facho da educação.
                                                                        (Albino Texeira / Médium -Chico Xavier / Livro Caminho Espírita)

OBSESSÃO...

     O uso que fazemos do nosso livre-arbítrio,na repulsão daquela causa perturbadora,pode ser eficaz ou inútil,conforme a natureza dos nossos sentimentos. Se forem bons,a nossa resistência rechaçará todos os ataques do inimigo. se forem maus,serão ventos a auxiliarem as correntes do inimigo.Se forem  maus,serão ventos a auxiliarem as correntes do inimigo. Cada um de nós forma sua atmosfera moral,dentro da qual somente podem penetrar Espíritos da nossa natureza,que são os únicos que podem respirar...
                                (Do livro-Períspirito / Autor Zalmino Zimmermann / editora Allan Kardec)