terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Vontade e Vida".

     Dos seres vivos,somos especiais por causa do atributo da inteligência construtiva,do pensamento contínuo e pela capacidade de compreender,entender,interpretar e transformar.
Roberto Assagioli assevera que há dois tipos de personalidade; as que vivem e as que se deixam viver.
    Entendemos que as que se deixam viver são aquelas levadas pelas circunstâncias e acontecimentos,sem diretrizes bem delineadas,órfãos de metas e divorciadas de uma consciente filosofia de vida.
    Vivem sem o sentido da vida,desprovidas de um projeto existencial consciente,e assumem,por comodidade os projeto das massas,identificados com o pensamento coletivo de subir na vida,vencer na vida.
     Vivem mimetizados pelo conceito de "todo mundo faz",e se orientam pela cartilha da maioria.Porque o medo e a insegurança rondam suas realizações,preferem a rotina,na qual se acomodam.
    Para os que se deixam viver,a felicidade é tudo que pode ser gozado na forma de sensações produzidas pelos prazeres e emoções fortes,numa sequência que se repete,da qual dependem para sentirem-se vivos.
    Os que Vivem,os que sabem saber,pensamos tratar-se das pessoas que conquistandaram o sentido da vida, e passam a estabelecer um  programa de desenvolvimento pessoal,com adoção de medidas que abrem perpectivas de soluções de problemas,dificuldades e  os de demorada solução não são utilizados como desculpas para a estagnação,o mau humor,revolta. Sempre avançam na direção da meta,que souberam eleger e se planejaram para atingir,através de uma filosofia comportamental conscientemente elaborada.
    Erros,falhas e insucessos são interpretados como acidentes de percurso,não como uma sentença de inutilidade,incapacidade e impossibilidade.
    Características acentuada nos que sabem viver é a vontade disciplinada,aplicada à consecução dos propósitos,desidentificados da idéia predominante da maioria.
    São inspiradas pela alegria de viver e crescer,tornam-se pessoas venturosas e cheias de vida,fortes e determinadas nos projetos que elaboram,não se deixando abater,porque sabem o significado da existência.

( Do livro "Educação da Vontade" / Gerson Luiz Tavares.

"Pessoas e Reencarnação"

    Somos Espíritos reencarnados.
Ainda com imperfeições,vícios,mas com algumas virtudes.
Nunca estamos sós.E nem conseguimos viver isolados.
A reencarnação é uma dádiva de Deus,para nós,Espíritos,chegarmos á perfeição.
Jesus nos disse:"Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo".
Os espíritos formam no espaço grupos ou famílias,unidos pela afeição,simpatia e semelhança de tendências.
Quantos de nós temos afeição profunda por pessoas e nem sabemos explicar esse sentimento?
Seria ignorância limitarmos sentimentos tão profundos,como se pertencentes somente à vida material.
As afeições,as antipatias são encontros ou reencontros necessários para a nossa evolução.
Pessoas são presentes de Deus para a nossa caminhada não seja tão árdua.Quando temos afeição pelo semelhante conseguimos,caminhando juntos,vencer nossas maiores limitações.
As antipatias são provas importantes para a nossa evolução.Gostar de quem nos tem afeição é fácil.Difícil é
vencermos o orgulho e amarmos as "inimigos".
Temos que exercitar o amor,e como já foi dito:é o mandamento maior do Cristo.
Jesus não caminhou sozinho,escolheu seus apóstolos e por onde andou conquistou corações com o seu amor profundo.
"A psicoterapia que ele utilizava era centrada na reencarnação,por saber que o homem é modelador do próprio destino,vivendo conforme o estabeleceu através dos atos nas experiências passadas."
Houve quem o odiasse,porém com o amor venceu obstáculos.
A reencarnação é a oportunidade que temos de reencontrar pessoas,corrigir os erros do passado e de exercitarmos o amor ao próximo.
Por isso: pessoas são presentes nas nossas vidas,pois juntos venceremos as barreiras e chegaremos mais perto da perfeição.
Olhando o próximo como irmãos em evolução,como companheiros de jornada,viveremos melhor.

(Texto extraido do livro "Pessoas são presentes de Deus / Elisangela Barbosa da Silva / Editora EME)