sexta-feira, 6 de maio de 2011

Causas atuais das Aflições

     As vicissitudes da vida são de duas espécies,ou,se assim se quer,têm duas fontes bem diferentes que importa distinguir:umas têm sua causa na vida presente,outras fora dela.
     Remontando à fonte dos males terrestres,se conhecerá que muitos são a consequência natural do carácter e da conduta daqueles que os suportam.
     Quantos homens tombam por suas próprias faltas!Quantos são vítimas de sua imprevidência natural do caratér e da conduta daqueles que os suportam.
     Quantos homens tombam por suas próprias faltas!Quantos são vítimas de sua imprevidência,de seu orgulho e de sua ambição!
     Quantas uniões infelizes porque são de interesses calculado ou de vaidade,com as quais o coração nada tem!
     Quantas dissensões e querelas funestras se teria podido evitar com mais moderação e menos suscebilidade.
     Quantos males e enfermidades são a consequência da intemperança e dos excessos de todos os gêneros!
     Quantos pais são infelizes com seus filhos,porque não combateram suas más tendências no príncipio!Por fraqueza ou indiferença,deixam se desenvolver neles os germes do orgulho,do egoismo e da tola vaidade que secam o coração:depois,mais tarde,recolhendo o que semearam,se espantam e se afligem pela sua falta de respeito e ingratidão.
     Que todos aqueles que são atingidos no coração pelas vicissitudes e decepções da vida,interroguem friamente sua consciência;que remontem progressivamente à fonte dos males que afligem ,e verão se,o mais frequente,não podem dizer;Se eu tivesse,ou não tivesse,feito tal coisa eu não estaria em tal situação.
     A quem,pois,culpar de todas as suas aflições senão a si mesmo.
O homem é,assim,num grande número de casos,o artífice dos seus próprios infortúnios;mas ,ao invés de o reconhecer,ele acha mais simples,menos humilhante para a sua vaidade,acusar a sorte,a Providência ,a chance desfavorável,sua má estrela,enquanto que sua má estrela está na sua incúria.
     Os males dessa natureza formam,seguramente,um notável contigente nas vicissitudes da vida;o homem os evitará quando trabalhar para seu aprimoramento moral,tanto quanto para o seu aprimoramento intelectual...
(Texto extraido do Evangelho Segundo o Espiritismo- Capitulo V - item 4)