quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Importância da Prece "


A importância da prece é facilmente evidenciada quando aprendemos a fazer distinções entre rezar e orar.
Rezar é repetir palavras segundo fórmulas determinadas. É produzir eco que a brisa dissipa,como sucede à voz do sino que no espaço se espraia e morre.
Orar é sentir. O sentimento é intraduzível . Não há palavras que o defina com absoluta precisão . O mais rico vocabulário do mundo é pobre para traduzir a grandeza de um sentimento. Não há fórmula que o contenha,não há molde que o guarde,não há modelo que o plasme...[...]Orar é irradiar para Deus, firmando desse modo nossa comunhão com Ele.
A oração é o poder dos fiéis.
Os crentes oram.
Os impostores e os supertisiosos rezam.
Os crentes oram a Deus.
Os hipócritas,quando rezam,dirigem-se á siciedade em cujo meio vivem. Difícil é compreender-se o crente em seus colóquios com a divindade. Os fariseus rezavam em público para serem vistos,admirados,louvados.
A ORAÇÃO é divina voz do espírito no grande silêncio. Nem sempre se caracteriza por sons articulados na conceituação verbal,mas,invariavelmente,é prodigioso poder espiritual comunicando emoções e pensamentos,imagens e idéias,desfazendo empencilhos,limpando estradas,reformando concepções e melhorando o quadro mental em que nos cabe cumprir a tarefa a que o Pai nos convoca.
( Extraido Do livro de Estudos sistematizados da Doutrina Espirita/Programa Fundamental tomo I )