sexta-feira, 27 de novembro de 2009

"FOTOGRAFIA E TELEGRAFIA DO PENSAMENTO"

     A telegrafia humana! Aí está uma coisa de molde certamente a provocar o riso dos que se negam a admitir o que não caia sob os sentimentos materiais.Mas, que importam as zombarias dos presunçosos? As suas negações,por mais que eles as multipliquem,não obstarão a que as leis naturais sigam seu curso,nem a que se encontrem novas aplicações dessas leis,à medida que a inteligência humana se ache em estado de lhes experimentar os efeitos.

     O homem exerce ação direta sobre as coisas,assim como sobre as pessoas que o cercam.Frequentemente,
uma pessoa de quem se faz pouco caso a exerce decisiva sobre outras de reputação muito superior. Isto decorre de que na Terra se vêem muito mais máscaras do que semblantes e de que aí o olhar tem a obscurecê-lo a vaidade,o interesse pessoal e todas as paixões más. A experiência demonstra que se pode atuar sobre o espírito dos homens,à revelia deles. Um pensamento superior,fortemente pensado,permita-se-nos a expressão,
pode,pois,conforme a sua força e a sua elevação,tocar de perto ou de longe homens que nenhuma idéia fazem da maneira por que ele chega,do mesmo modo que muitas vezes aquele que emite não faz idéia do efeito produzido pela sua emissão.É esse um jogo constante das inteligências humanas e da ação recíproca de umas sobre as outras. Juntai-lhe a das inteligências dos desencarnados e imaginai,se o conseguirdes,o poder incalculável dessa força composta de tantas forças reunidas.
    Se se pudesse suspeitar do imenso mecanismo que o pensamento aciona e dos efeitos que ele produz de um indivíduo a outro,de um grupo de seres a outro grupo e,afinal,da ação universal dos pensamentos das criaturas umas sobre as outras ,o homem ficaria assombrado! Sentir-se-ia aniquilado diante dessa infinidade de pormenores,diante dessas inúmeras redes ligadas entre si por uma potente vontade e atuando harmonicamente para alcançar um único objetivo; o progresso universal.
    Pela telegrafia do pensamento ,ele apreciará em todo o seu valor a lei da solidariedade,ponderando que não há um pensamento,seja criminoso,seja virtuoso,ou de outro gênero,que não tenha ação real sobre o conjunto dos pensamentos humanos e sobre cada um deles. Se o egoísmo o levava a desconhecer as consequências,para outrem,de um pensamento perverso,pessoalmente seu,por esse mesmo egoísmo ele se verá induzido a ter bons pensamentos,para elevar o nível moral da generalidade das criaturas,atentando nas consequências que sobre si mesmo produziria um mau pensamento de outrem.
    Que serão,senão consequência da telegrafia do pensamento,esses choques misteriosos que nos advertem da alegria ou do sofrimento de um ente caro,que se acha longe de nós? Não é a um fenômeno do mesmo gênero que devemos os sentimentos de simpatia ou de repulsão que nos arrastam para certos Espíritos e nos afastam de outros?
(Texto extraido do livro Obras Póstumas / Allan Kardec "  Fotografia e Telegrafia do Espirito/ Leia todo,
páginas 127/128/129/130/131/132/133 e 134).