quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"Bico de Luz"


    Um homem transitava por estrada deserta,altas horas.Noite escura,sem luar,estrelas apagadas... Seguia apreensivo.Por ali ocorriam,não raro,assaltos... Percebeu que alguém o acompanhava.
    - Olá!Quem vem ai?- perguntou,assustado.
    Não obteve resposta.Apressou-se,no que foi imitado pelo perseguidor. Correu... O desconhecido também.Apavorado,em desabalada carreira,tão rápido quanto suas pernas o permitiam,coração a galopar no peito,pulmões em brasa,passou diante de um bico de luz.Olhou para trás e,como por encanto,o medo desvaneceu-se.Seu perseguidor era apenas um velho burro,acostumado a acompanhar andarilhos.
    A história assemelha-se ao que ocorre com a morte. A imortalidade é algo intuitivo na criatura humana.No entanto,muitos têm medo,porque desconhecem inteiramente o processo e o que os espera na espiritualidade.
    As religiões,que deveriam preparar os fiéis para a vida além-túmulo,conscientizando-os da sobrevivência e descerrando a cortina que separa os dois mundos,pouco fazem nesse sentido,porquanto limitam-se a incursões pelo terreno da fantasia.
    O Espiritismo é o "bico de luz" que ilumina os caminhos misteriosos do retorno,afugentando temores irracionais e constrangimentos perturbadores.Com a doutrina Espírita podemos encarar a morte com serenidade,preparando-se para enfrentá-la.Isso é muito importante,fundamental mesmo,já que se trata da única certeza da existência humana. (Todos morremos um dia!)
    A Terra é uma oficina de trabalho para os que desenvolvem atividades edificantes,em favor da própria renovação;um hospital para os que corrigem desajustes nascidos de viciações pretéritas;uma prisão,em expiação dolorosa,para os que resgatam débitos relacionados com crimes cometidos em existências anteriores;uma escola para os que já compreendem que a vida não é mero acidente biológico,nem a existência humana uma simples jornada recreativa;mas não é o nosso lar. Este está no plano espiritual,onde podemos viver em plenitude,sem as limitações impostas pelo corpo carnal.
    Compreensível,pois,que nos preparemos,superando temores e dúvidas,inquietações e enganos,a fim de que,ao chegar nossa hora,estejamos habilitados a um retorno equilibrado e feliz.
    O primeiro passo nesse sentido é o de tirar da morte o aspecto fúnebre,mórbido,temível,sobrenatural... Há condicionamentos milenares nesse sentido. Há pessoas que simplismente recusam-se a conceber o falecimento de um familiar ou o seu próprio.
Transferem o assunto para o futuro remoto.
Por isso se desajustam quando chega o tempo da separação.
    "Onde está,ó morte,o teu aguilão?"-
pergunta o apóstolo Paulo(I Co 15:55),a demonstrar que a fé supera os temores e angústias da grande transição. O Espiritismo nos oferece recursos para encarar a morte com idêntica fortaleza de ânimo,inspirados,igualmente,na fé. Uma fé que não é arroubo de emoção. Uma fé lógica,racional,consciente. Uma fé inabalável de quem conhece e sabe o que o espera,esforçando-se para que o espere o melhor.
( Texto extraido do Livro "Quem tem medo da morte?" / Richard Simonetti)