segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ENTENDENDO O PERDÃO...

    As propostas espirituais para o perdão,muito bem elucidadas pela investigação espírita,com os recursos do instrumental mediúnico,confirmam a validade dos ensinamentos de JESUS,não como uma advertência exclusivamente ético-religiosa,mas especialmente em seu sentido mais pragmático das repercussões sobre a saúde e felicidade futura no post-mortem.
As ciências psicofisiológicas,como foi visto,têm dado largos passos para elucidar a repercussão dos estados psicoemocionais negativos na determinação de um sofrimento e de um mao apenas do ponto de vista psicológico,mas inclusive com drenagem na organização na organização somática.
Perdoar é,pois,uma necessidade de todos,independentemente do quanto se sintam lesados ou desprestigiados com a atitude negativa sofrida,porque é do seu próprio interesse,por ser decisão preventiva de enfermidades.Não perdoar e estacionar na frequência de desequilibrio do ódio,da mágoa e do ressentimento,é permitir que uma ação externa tenha o poder de provocar distúrbios demorados e destruidores no interior. É mesmo que sofrermos queimadura e permitirmos que o objeto cáustico se mantenha no agravo da queimadura provocada.
Perdoar é,assim,uma ação pessoal ,uma decisão própria,autocircunscrita,unilateral,executável,necessária-tanto do ponto de vista espiritual,quanto psíquico,social e físico- e capaz de favorecer uma vida mais digna,pela compreensão de que somente somos agredidos porque nos permitimos,mercê da nossa primariedade no campo dos sentimentos e do nosso estacionamento na resposta automática do ser biológico que reage exclusivamente de forma instintiva e automática em defesa da vida orgânica.
PERDOAR significa,acima de tudo,assumir definitivamente o livre-arbítrio sobre si mesmo,construindo a PAz interior,inclusive pelo entendimento de sua condição inalienável de ser caminhante,luz em potencialidade que necessita abandonar os anteparos que a mantêm ignota e represada.
Diante de tudo isso,aportamos facilmente a uma conclusão racional:
"PERDOAR É UM ATO INTELIGENTE!
É UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA DE SAÚDE!