segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Do Livro "O que é o Espiritismo" ( Dos Médiuns)

     O médium não possui senão a faculdade de se comunicar;a comunicação efetiva depende da vontade dos Espiritos. Se os Espíritos não querem se manifestar,o médium nada obtém;é como um instrumento sem músico.
     A facilidade das comunicações depende do grau de afinidade que existe entre os fluidos do médium e do Espírito. Cada médium está,assim,mais ou menos apto para receber a impressão ou impulso do pensamento de tal ou tal Espírito;ele pode ser um bom instrumento para um e mau para um outro. Disso resulta que ,dois médiuns igualmente bem dotados,estando um ao lado do outro,um Espírito poderá se manifestar por um e não pelo outro.
    É,pois,um erro crer que basta ser médium para receber com igual facilidade as comunicações de todo Espírito.Não existem médiuns universais. Os Espíritos procuram,de preferência,os instrumentos que vibrem em uníssono com eles.
    Sem a harmonia,que só a assimilação fluídica pode proporcionar,as comunicações são impossíveis,incompletas ou falsas.Podem ser falsas porque,à falta do Espírito desejado,não faltam outros,prontos para proveitarem a ocasião de se manifestarem,e que pouco se importam em dizer a verdade.
    Um dos maiores escolhos da mediunidade,é a obsessão,quer dizer,o império que certos Espiritos podem exercer sobre os médiuns,impondo-se a eles sob nomes apócrifos e impedindo-os de se comunicarem com outros Espíritos.
    O que constitui o médium,propriamente dito,é a faculdade;sob esse aspecto,ele pode estar mais ou menos formado,mais ou menos desenvolvido. O que constitui o médium seguro,o que se pode verdadeiramente qualificar de bom médium,é a aplicação da faculdade,a aptidão se servir de intérprede dos bons Espíritos.(O Livro dos médiuns,cap.XXIII )
    A mediunidade é uma faculdade essencialmente móvel e fugidia,pela razão de estar subordinada à vontade dos Espíritos; por isso é que está sujeita a intermitências. Esse motivo,e o princípio mesmo segundo o qual se estabelece a comunicação,são os obstáculos a que se torne uma profissão lucrativa,uma vez que não poderia ser nem permanente,nem aplicável a todos os Espíritos,e porque poderia faltar no momento em que dela se tivesse necessidade. Alías,não é racional admitir que os Espiritos sérios se coloquem à disposição da primeira pessoa que os queira explorar.
    A propensão dos incrédulos,geralmente,é suspeitar da boa fé dos médiuns,e supor o emprego de meios fraudulentos.Além de que,no entendimento de certas pessoas essa suposição é injuriosa,é preciso,antes de tudo,perguntar qual interesse poderiam eles ter para enganarem e divertirem ou representarem a comédia. A melhor garantia de sinceridade está no desinteresse absoluto,porque aí onde nada tem a ganhar, o charlatanismo não tem razão de ser.
    Quanto à realidade dos fenômenos,cada um pode constatá-la,se se coloca nas condições favoráveis,e se aplica a paciência na observação dos fatos,a perseverança e a imparcialidade necessária.
                                                    ( Allan Kardec)