terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Vontade e Vida".

     Dos seres vivos,somos especiais por causa do atributo da inteligência construtiva,do pensamento contínuo e pela capacidade de compreender,entender,interpretar e transformar.
Roberto Assagioli assevera que há dois tipos de personalidade; as que vivem e as que se deixam viver.
    Entendemos que as que se deixam viver são aquelas levadas pelas circunstâncias e acontecimentos,sem diretrizes bem delineadas,órfãos de metas e divorciadas de uma consciente filosofia de vida.
    Vivem sem o sentido da vida,desprovidas de um projeto existencial consciente,e assumem,por comodidade os projeto das massas,identificados com o pensamento coletivo de subir na vida,vencer na vida.
     Vivem mimetizados pelo conceito de "todo mundo faz",e se orientam pela cartilha da maioria.Porque o medo e a insegurança rondam suas realizações,preferem a rotina,na qual se acomodam.
    Para os que se deixam viver,a felicidade é tudo que pode ser gozado na forma de sensações produzidas pelos prazeres e emoções fortes,numa sequência que se repete,da qual dependem para sentirem-se vivos.
    Os que Vivem,os que sabem saber,pensamos tratar-se das pessoas que conquistandaram o sentido da vida, e passam a estabelecer um  programa de desenvolvimento pessoal,com adoção de medidas que abrem perpectivas de soluções de problemas,dificuldades e  os de demorada solução não são utilizados como desculpas para a estagnação,o mau humor,revolta. Sempre avançam na direção da meta,que souberam eleger e se planejaram para atingir,através de uma filosofia comportamental conscientemente elaborada.
    Erros,falhas e insucessos são interpretados como acidentes de percurso,não como uma sentença de inutilidade,incapacidade e impossibilidade.
    Características acentuada nos que sabem viver é a vontade disciplinada,aplicada à consecução dos propósitos,desidentificados da idéia predominante da maioria.
    São inspiradas pela alegria de viver e crescer,tornam-se pessoas venturosas e cheias de vida,fortes e determinadas nos projetos que elaboram,não se deixando abater,porque sabem o significado da existência.

( Do livro "Educação da Vontade" / Gerson Luiz Tavares.

Nenhum comentário: