segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A Questão do Mal.

     Muita gente fica preocupada em se defender do mal.As mais simples ou mais superticiosas,naõ raro se munem de objetos mágicos como figas de guiné,pés de coelho,ferraduras,sal grosso como elementos mágicos que empurram o mal para longe de nós.Depois de lembrar que todas essas coisas são inúteis e recursos pertencentes à magia,gostaria de tratar de uma outra forma de mal,esta muito concreta: o mal que recebemos diretamente das pessoas.Vamos lembrar uma frase atribuída ao pensamento chinês:
                                      O Mal que alguém me faz não me faz mal porque não me faz mau:
                                      o mal que eu faço a alguém,este sim,me faz mal porque me faz mau.
Examinemos este texto com mais cuidado.Primeiramente,ele diz que o mal que alguém me faz não me faz mal porque não me faz mau,ou seja,se uma pessoa pratica contra mim alguma forma de mal,eu sou a vítima do mal e portanto,não sou MAU e,sendo assim,do ponto de vista moral,é vantajoso receber o mal.
Em segundo lugar,diz-se que o mal que eu faço a alguém,me faz mal porque me faz MAU.
Nesse segundo momento da frase,passamos de vítimas a agressores e isso é moralmente ruim para nós.Este texto encerra um conceito muito antigo de Platão já fizera uso: "MAIS VALE SOFRER UM MAL DO QUE PRATICÁ-LO". Jesus disse algo muito semelhante a isto ao aconselhar que perdoemos os nossos inimigos e que ofereçamos nossa face ao agressor que nos esbofeteou. Um outro espírito que seguiu este preceito à risca foi Mahatma Gandhi com a prática da não violência. Gandhi acreditava que a violência gera mais violência e que a única maneira de fazer cessar o violento é dar-lhe o nosso AMOR,ainda que isso nos custe caro,por isso esse tipo de reação ao mal é muito raro.
Uma outra forma de ver o mal é questionar se aquilo que chamamos de mal o é de um modo absoluto.Eu diria que nem sempre um mal é apenas mal. Muitas pessoas nos fazem algo a que chamamos mal mas que,depois verificamos que não foi tão MAU assim.  Por isso o dito "Há males que vêm para bem" deve ser avaliado,pois existe muitas coisas que na verdade acontecem e agente acaba amadurecendo em todos os aspectos.
(Texto extraido do Livro "Como Aproveitar Bem Uma Encarnação / José Carlos Leal)

Um comentário:

Anônimo disse...

... SABE EU LI 5 VEZES PARA FIXAR BEM O TEXTO EM MINHA MEMÓRIA,
PORQUE DE FATO É UMA VERDADE TÃO GRANDE QUE TODOS DEVERIAM TÊR ESTE CONHECIMENTO...
BEIJOS MINHA QUERIDA,
EU AMO ENTRAR NESTE ESPAÇO DO BLOG.
Janaina Pereira Cruz.
Curutiba/PR.