terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"Acidentes e Desastres".


Frequentemente indagamos a respeito daqueles que amamos e que morrem em acidentes e desastres. A primeira coisa que se questiona é: "Eles sentem dor?" A resposta é sempre a mesma:"Não.Na hora do acidente,da queda do avião,ou do terremoto, o espírito é rapidamente liberado do corpo físico. A pessoa pode ter sentido medo ou pânico antes,mas não há dor física na hora da morte. A dificuldade nas mortes dessa natureza é o sofrimento dos que sobrevivem."
Vemos tantos acidentes e desastres na TV todas as noites,que eles parecem ser ocorrências comuns hoje em dia. considerando que a morte nesses casos é súbita,inesperada e,em termos humanos,prematura, o efeito traumático nos sobreviventes é particularmente trágico. Ninguém está preparado para receber a notícia de que alguém que ama morreu num acidente de carro ou na queda de um avião.
Parece totalmente irreal.
Como lemos nos depoimentos dos pais que perderam filhos em acidentes,não há maneira fácil de lidar com essa súbita e trágica perda da vida. O choque é tão grande que a maioria dos sobreviventes é lançada num estado de intensa perturbação. Questionam o fato e se perguntam por que ocorreu com seu ente querido. Essas perguntas normalmente  os perseguem por um longo tempo. Após o choque,os menbros da familia geralmente sentem muita culpa por terem sobrevivido. " Por que não disse a ele para me telefonar se fosse chegar tarde? Por que não disse a ela para ficar e mudar o vôo para o próximo dia? Por que não o levei de carro para casa,em vez de deixá-lo tomar o ônibos?"
Quando estamos presentes na hora do acidente,nós nos sentimos culpados por sobrevivermos. "Por que minha filha,e não eu?" Esses pensamentos podem atormentar uma pessoa e levá-la a alguma doença séria. Também pode ocorrer que membros da família acusem o sobrevivente.
Quando se perde um filho de repente, o casamento passa por grande tensão. Não é incomum que marido e mulher se separem ou se divorciem após a tragédia. De alguma forma eles culpam um ao outro e a si mesmos. Não conseguem se acostumar com a perda. Não conseguem nem mesmo conversar a respeito dela. As lembranças são simplismente dolorosas demais.
Os irmãos também se sentem desconfortáveis. Perguntam-se se não deveriam ter morrido no lugar do favorito,irmão ou irmã. Os pais estão de tal maneira mergulhados no sofrimento,que prestam pouca atenção aos que vivem. O medo também permeia a vida cotidiana dos irmãos. Sentem-se expostos e vulneráveis. Por isso é importante todos os membros da familia expressarem seus sentimentos conversando uns com os outros.
Do ponto de vista espiritual,não há acidentes. Como pudemos depreender dos relatos acima,os espíritos sempre têm algo a aprender,e cada um escolhe aquela morte em particular para concluir alguma lição ou capítulo essencial para o crescimento da alma. Pode ser extremamente difícil para nossa mente humana entender isso,mas é a verdade. Ninguém MORRE acidentalmente. Apesar de trágico e devastador,é uma experiência necessária para o que morre,assim como para os que sobrevivem. Todos tiram proveito da experiência e é só com o tempo que cada um descobre o que aprendeu.

Um comentário:

Laura S. Vieira disse...

" Muitas pessoas me questionam como vejo a questão MORTE/DESENCARNAR?"
Como ser humano que sou confesso que adoro VIVER,estar aqui neste planeta Terra,poder aprender todos os dias alguma coisa e poder têr contato com as engenhocas criadas pelos homens,assim como o computador/internet/telefone/carro/celular/avião etc... A questão é saber viver,se o sujeito não sabe viver,tanto faz ser pobre ou rico...
Sei que vim de algum lugar e sei que retornarei,sei também que através do meu proceder aqui e agora,a balança vai pesar mais ou menos,somos muito mais responsavéis do que pensamos pela nossa vida.
Então porque têr medo de Desencarnar quando tivemos tanta coragem de pedir para estarmos aqui.
(Acho que Respondi)
Laura S.Vieira.
(Criadora do blog)
Pelotas/RS.